5 sinais de que seu filho está enfrentando problemas na escola

O estado psicológico das crianças é sempre um grande mistério para pais, familiares, professores e profissionais. A dificuldade de entender o que a criança está sentindo é muito relacionada com a falta de habilidade, ou coragem, do seu filho em se expressar e revelar seus problemas. É bastante provável, aliás, que ele enfrente algum período de dificuldades na escola, já que a adaptação a diferentes tipos de crianças, com comportamentos e criações diferentes, é uma parte do processo de amadurecimento e crescimento desses indivíduos. O que deve te causar preocupação é o que acontece quando esses problemas ultrapassam a normalidade e começam a perturbar o psicológico da criança, podendo influenciar na sua qualidade de vida e no seu comportamento.

É importante que os pais saibam identificar quando seus filhos estão apresentando sintomas que são consequências de problemas na escola, por isso, no texto de hoje você vai conhecer 5 sinais que podem significar que algo está indo errado na rotina da criança no colégio. Fique atento:

Mudanças bruscas de comportamento

Quando a criança muda completamente o seu tipo de comportamento (se torna agressiva sendo que sempre foi agradável, parou de comer quando sempre se alimentou bem, etc.), esse já é um sinal de que algo pode estar errado. Uma das maneiras que seu filho consegue expressar que alguma coisa está errada é através da mudança no seu comportamento diário, portanto, fique atento a essas alterações.

Falta de sono à noite

Problemas incomuns afetam diretamente a qualidade do sono do seu filho, já que ele fica mais ansioso e preocupado com a possibilidade de enfrentar esse desafio novamente no dia seguinte. Se os professores relatam que seu filho anda muito sonolento durante o dia, esse também pode ser um indício de noites mal dormidas em casa.

Alteração nos hábitos alimentares

A qualidade da nossa alimentação é diretamente ligada à qualidade das nossas emoções, fazendo com que a gente perca ou aumente o apetite em diferentes situações. A criança também apresenta essas alterações nos hábitos alimentares quando está infeliz. O sintoma mais comum é a perda do apetite, já que o estado de estresse pode diminuir a vontade de comer, mas também é possível encontrar crianças que apresentam o quadro reverso e acabam comendo muito mais quando estão nervosos.

Síndrome do Pânico ou medo

Seu filho está apresentando dificuldade de relacionamento com estranhos, medos frequentes de situações atípicas ou chora frequentemente quando está sozinho? O medo é o sintoma mais comum de uma criança que está apresentando problemas na escola, já que ele é uma consequência do frequente quadro de ansiedade em que seu filho se encontra.

Semblante sempre fechado

Crianças são sempre relembradas por serem sorridentes e felizes em grande parte do seu dia. Se seu filho anda mal-humorado, muito calado e pouco animado, é sinal de que algo pode não estar indo muito bem na escola. Quando as crianças estão infelizes, elas passam a sorrir cada vez menos. Por isso, preste sempre bastante atenção na frequência de sorrisos do seu filho.

Todos os sinais citados acima podem ser consequências de problemas que seu filho tem enfrentado na escola. Os mais comuns são relacionados com quadros de bullying, relacionamento com os colegas, mudança de classe, notas baixas ou até vergonha de falar em público. Independente de qual seja a origem do problema, a criança deve receber a atenção dos pais para poder enfrentar essas situações atípicas no colégio, contando, sempre que necessário, com a ajuda de um profissional da área de psicologia e dos professores.

Seu filho vem apresentando algum desses sintomas acima? Tire suas dúvidas conosco!