A infância é uma fase de descobertas, em que cada novo estímulo ensina algo diferente. Por isso, tudo que um adulto diz e faz a uma criança pode refletir em quem ela vai se tornar no futuro e quais problemas enfrentará. Nessa época da vida, o indivíduo é capaz de absorver tudo à sua volta, inclusive o estresse que advém das condições do ambiente em que vive. Ele percebe as mudanças na estrutura familiar, a violência, as diferenças sociais e demais aspectos que moldam sua maneira de pensar, e tudo isso pode colaborar para possíveis probleminhas na saúde mental das crianças ainda no início da vida.
Transtornos podem surgir na infância
Estudos comprovam que condições genéticas e biológicas influenciam em casos de transtorno mental. No entanto, o ambiente social pode induzir ao problema muito mais do que as características individuais. Às vezes, fatores como desemprego na família e separação recente dos pais podem gerar angústias, trazer problemas emocionais e comportamentais para as crianças.
Em casos mais graves, como abuso, negligência por parte dos responsáveis e exposição à violência doméstica, os pequenos podem adquirir traumas mais sérios. Essas experiências negativas comprometem a saúde mental das crianças, levando à depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros transtornos.
Como identificar um possível transtorno
As crianças nem sempre falam o que sentem, mas é possível perceber que algo está errado por meio de sua atitude. Alguns sintomas relacionados a problemas de saúde mental são mudanças no comportamento, como excesso de irritabilidade, dificuldades na escola e atitudes violentas. Se você perceber que isso está acontecendo, é importante procurar uma avaliação psicológica.
Às vezes, o ambiente e as experiências vividas pelo pequeno podem indicar um possível risco de transtorno mental no futuro. Estudos indicam que, quando essa possibilidade é identificada em crianças entre 4 e 12 anos, fica mais fácil evitar doenças psicológicas na vida adulta por meio de um tratamento preventivo.
A influência do adulto
Os pais são as principais influências na vida de uma criança. Nos primeiros anos da vida, é comum acreditar em tudo o que ouve e vê. Por isso, o adulto precisa avaliar e tomar cuidado com o conteúdo que chega até os pequenos. Frases ditas no calor de uma discussão, como as expressões “burra” e “incompetente”, ou até pior, podem causar marcas psicológicas graves.
Como formar uma mente saudável
O adulto pode auxiliar no desenvolvimento saudável da criança incentivando crenças positivas, que ajudarão a formar seus conceitos. Assim, o jovem terá mais autoconfiança e saberá que é capaz, competente, adequado, atraente, amado e que tem valor. Também é importante incentivar o sentimento de compaixão e solidariedade, contribuindo para melhores relacionamentos sociais e afetivos ao longo da vida.
Vale lembrar que a criança precisa de limites e disciplina para saber que é responsável pelas consequências de suas ações. Ao conhecer e cumprir com as regras de uma unidade familiar, adquirimos habilidades sociais que ajudam na escola, no trabalho e nos relacionamentos pessoais.
Quer saber mais sobre a importância da saúde mental das crianças, compartilhar uma experiência ou tirar dúvidas? Você pode deixar um comentário ou entrar em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
Deixe um comentário