Quando Freud começou a relatar suas primeiras impressões sobre quadros de ansiedade em seus pacientes, ele acreditava que essa era uma resposta do nosso inconsciente aos nossos conflitos internos e a situações comuns do nosso dia a dia e da nossa relação com o ambiente em que vivemos. Para tratar a ansiedade, Freud acreditava que a psicanálise era uma alternativa para evitar os problemas psicológicos e psiquiátricos relacionados a esse quadro clínico.
Saiba mais sobre a importância da psicanálise para o tratamento da ansiedade e veja como ela pode ajudar. Confira!
Resolução de conflitos e traumas
A manifestação da ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso inconsciente a situações que consideramos de perigo ou traumáticas. Ela está relacionada a uma necessidade nossa de resolver problemas que nós nem mesmo conhecemos ou compreendemos, como se o inconsciente estivesse nos poupando e nos preparando para essas situações de risco.
A grande maioria dos nossos traumas e conflitos internos reside no nosso inconsciente e somos incapazes de percebê-los sozinho. Quando o tratamento psicanalítico é utilizado para controle das manifestações de ansiedade dos pacientes, espera-se que o analista ajude o analisando a compreender por que razão seu inconsciente está se manifestando dessa maneira.
Tratamento de comportamentos reprimidos
Como o inconsciente é a parte da nossa mente que armazena situações da nossa vida que não nos lembramos ou que foram traumáticas por algum tempo, é natural que alguns de nossos comportamentos reprimidos em qualquer fase da vida (em especial na infância ou na adolescência), voltem a se revelar como sintomas de ansiedade durante a vida adulta.
A psicanálise é a técnica de psicoterapia mais indicada para a resolução de problemas relacionados com o inconsciente, por isso ela é considerada ideal para resolver sintomas de ansiedade.
Melhora do pensamento racional
O indivíduo ansioso é uma pessoa que está, frequentemente, sofrendo com uma situação que ainda não surgiu (ou que aconteceu e que ele não consegue compreender o porquê). A psicanálise é capaz de ajudar essa pessoa a compreender melhor seu medo e como lidar com ele para que não se torne um quadro crônico de ansiedade. Pessoas menos ansiosas conseguem se planejar melhor, raciocinar melhor, fazer escolhas melhores e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, tomando atitudes menos drásticas e com menor risco de consequências graves.
Maior sensação de segurança
Indivíduos muito ansiosos podem desenvolver, em longo prazo, um quadro de Síndrome do Pânico. O medo é uma situação corriqueira no inconsciente do paciente ansioso e, por esse motivo, seu não tratamento pode permitir que o quadro avance e se torne cada vez mais grave e de difícil controle. A psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento desse distúrbio em quem é muito ansioso, assim como também é essencial para ajudar no tratamento de pessoas que já apresentam os sintomas de pânico — já que ela é capaz de usar técnicas específicas para a ativação do inconsciente, reduzindo a sensação constante de medo nesses indivíduos.
Uma pessoa que sofre de ansiedade pode se beneficiar bastante de um tratamento baseado em premissas da psicanálise, já que essas técnicas desenvolvidas por Freud são específicas para atingir e tratar as manifestações do nosso inconsciente.
Você já tratou sintomas de ansiedade com um psicanalista antes? Ainda tem dúvidas em relação a esse tipo de abordagem e quais são seus benefícios? Entre em contato conosco ou deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!
Depois de ter um desmaio em um lugar cheio de pessoas foi desenvolvido em mim uma ansiedade q tenho sofrido muito.sentimento de tristeza me maltrata cada dia.Eu queria saber como um Psicanalista pode ajudar num caso como esse
Olá Trajano, o psicanalista pode lhe ajudar a identificar as causas de sua ansiedade e ajudar você a lidar com ela da melhor forma possível. Somente numa terapia poderíamos fazer isso. Qualquer coisa é só entrar em contato. Abraço!
Estou em estágio. De Psicanálise e tenho dois pacientes com sintomas de ansiedades Gostaria de receber técnicas para ajudá _ las a controlar ou conhecer os motivos
Olá Aidê, se você está num estágio em Psicanálise, com a orientação de seu supervisor, logo vai compreender que não existem técnicas ou exercícios para o paciente lidar com a ansiedade. Os sintomas vão desaparecendo na medida em que o trabalho vai acontecendo, os sentimentos, as angústias e os conflitos vão sendo verbalizados e integrados. Abraços!
Olá, gostaria de saber a diferença entre psicanálise e psicoterapia de orientação psicanalítica. A diferença entre um psicanalista e um terapeuta psicanalítico.
Estou em um estagio de ansiedade “controlada” pelos medicamentos. Porém, tenho tido crises de despersonalização devido a ansiedade muito forte.
Durante um ano e meio perdi o carro, a minha empresa empresa fechou, minha mãe teve cancer de pele, perdi o emprego que arrumei e agora minha irma está com cancer de ossos.
É pouco?
Estou há um ano e meio passando por uma fase de ansiedade. Estou tomando medicamentos,mas tinha parado de uma vez sem desmame. Passei oito meses sem os remedios e a minha ansiedade aumentou. Tive crises de Pânico e consequentemente despersonalização.
Nesse periodo perdi o carro, a minha empresa faliu,minha mae teve cancer de pele, o emprego que arrumei fui demitido,meu consorcio foi cancelado, reprovei cadeiras na faculdade e agora minha irma esta com cancer de ossos.
É mole?
Olá Petrônio, poxa, quantas vivências terríveis. Recomendo fortemente que busque uma psicoterapia, pois há muitas coisas a serem digeridas psiquicamente.
Um grande abraço!
Olá. Estou atendendo uma adolescente com fortes sentimentos de ansiedade. A mesma cursa o ultimo ano colegial e faz cursinho. Revela fortes desejos de independencia , ao mesmo tempo se sente insegura e vulnerável as dituaçoes de desagrado. Frente as reflexoes sobre como transformar os sintomas já identificados, refere que nao consegue. Dai, o processo nao anda. Tem ocorrido faltas e reaçoes de resistência. Como proceder???
Qual é a diferença de terapia cognitiva comportamental
E terapia psicanálise
Muito proveitoso!
Boa noite!
Estou a quase dois anos com ansiedade generalizada,fiz tratamento com o psicólogo,psiquiatra ,utilizei o remédio mais de um ano parei de Tomar o remédio e agora tive que voltar a tomar,pois não estava aguentando de tanta ansiedade e estou fazendo terapia com o psicanalista e estou muito otimista que vou ficar curada!
Tenho transtorno bipolar e muita sensibilidadebaos medicamentos.Este ano não consegui estabilizar e passei o ano tido com tonturas fortíssimas e completo estado de angustia medo e desespero.já tive crises de panico ha 20 anos eavterapia me ajudava.este ano também fiz terapia mas não tao frequente .o q sinto e como se eu fosse ter uma crise a manha toda todos os dias.não consegui manter nenhum remédio para o bipolar só consigo tomar 200 MG de carbolitium e duas gotas de rivotril intercaladas..passei a ter fobia de viajar para as ferias
Meu filho sofre de ansiedade, já teve síndrome de pânico, fez tratamento com Aropax, parou a medicação há 2 anos, agora a ansiedade está de volta. Qual é a orientação a ser dada?
A ansiedade tem cura ou só um controle e manejo dos meus sintomas pra eu viver melhor?Ela pode desaparecer e reaparecer de novo?
Sofro de depressão e ansiedade, estou fazendo análise, só que faz de um ano e continuo igual, só fiquei pior, a transferência não tá me deixando continuar, nunca fui no divã e isso me atrapalha no tratamento ficar frente a frente com o analista. O que faço?
Ola! Sou psicologa e estou iniciando meus trabalhos na abordagem psicanalitica. Gostaria, se possivel, de indicacao de textos que falam sobre ansiedade segundo a psicanalise. Preciso encontrar algumas orientacoes em relacao ao manejo com o paciente ansioso etc..
em quanto tempo na abordagem o paciente consegue um resultado com a psicanálise?
Olá Ingrid, varia de pessoa para pessoa, frequência e da natureza do problema emocional. Com o tempo você sentirá se a parceria terapeuta x paciente está evoluindo ou não. Costumo dizer que os sintomas geralmente vão desaparecendo nos primeiros meses, mas que a verdadeira análise, que diz respeito ao autoconhecimento, ao desenvolvimento do cuidado e de atitudes preventivas, vem com um tempo maior de análise.
Estou há três com ansiedade e comecei a tomar tourest,mas sinto aos poucos que a falta de ar está voltando,vou procurar um psicanalista pra ver se obtenho a cura