Como a psicanálise pode auxiliar no tratamento da bulimia?

A bulimia nervosa é um transtorno psiquiátrico alimentar, caracterizada por um quadro de compulsão na ingestão de alimentos (geralmente calóricos), seguido por um sentimento de culpa e necessidade de realizar uma atitude compensatória através da autoindução de vômitos, consumo de medicamentos laxativos e controladores de apetite, ou da prática de atividades físicas em excesso. Esses episódios bulímicos são muito comuns em pacientes jovens, especialmente do sexo feminino, que apresentam maior tendência a se preocupar excessivamente com a imagem corporal.

Por ser uma manifestação psiquiátrica, o tratamento da bulimia deve ser realizado com o acompanhamento de especialistas nessa área, que vão auxiliar o paciente a evitar esses comportamentos compulsivos com a alimentação e a compensação. Muitos profissionais que tratam pacientes com quadros bulímicos têm optado por utilizar técnicas da psicanálise para buscar melhores respostas no acompanhamento e controle dessas manifestações. Você sabe como essas técnicas podem auxiliar no tratamento da bulimia? Confira o nosso artigo de hoje sobre o assunto!

A relação da psicanálise com os sintomas de bulimia

A psicanálise é uma das áreas de estudo da psique e do comportamento humano criada por Freud, que se tornou independente da psicologia por trabalhar com outras facetas da personalidade dos pacientes, que não somente os processos mentais já descritos e estudados por psicólogos e terapeutas.

No tratamento da bulimia, a psicanálise tem como objetivo compreender quais problemas encontrados no inconsciente do paciente estão relacionados com a ingestão excessiva de alimentos e o consequente medo de ganhar peso. Pacientes que apresentam esses sintomas bulímicos geralmente manifestam outras atitudes comportamentais características de manifestações do inconsciente — como a dificuldade de manter relações interpessoais e de se autoconhecer — que também podem ser identificados pela psicanálise no processo do tratamento.

A estratégia da psicanálise com o paciente

A principal estratégia da psicanálise no tratamento da bulimia é compreender quais contextos e significados estão causando os sintomas de compulsão alimentar e compensação. Por mais simples que essa estratégia possa parecer inicialmente, o psicanalista compreende que um único sintoma pode estar relacionado com vários contextos explorados pelo inconsciente, que precisam ser tratados isoladamente para que o paciente consiga retomar um comportamento natural no seu dia a dia.

Mais do que identificar esses significados, o psicanalista precisa entender como o inconsciente usa os sintomas da bulimia para se proteger das inseguranças, das necessidades e das imperfeições enfrentadas diariamente pelo paciente, podendo abrir um caminho para o tratamento terapêutico da doença. A partir daí, as consultas devem se basear na escuta de várias histórias e momentos da vida do paciente, permitindo que o psicanalista tente encontrar o gatilho que está ativando os episódios.

Resultados positivos da psicanálise com relação a outras terapias

Muitos outros tipos de tratamentos psicológicos, como a terapia comportamental, a terapia interpessoal, e até a terapia analítica, são utilizados para o tratamento da bulimia em pacientes de todas as idades. A psicanálise, entretanto, tem se mostrado uma forte estratégia para controle das manifestações encontradas nesses indivíduos.

Como a psicanálise trabalha com os motivos pelos quais o inconsciente ativa os comportamentos bulímicos, uma vez que o problema é identificado e tratado, a chance de remissão e de melhora do comportamento alimentar nesses pacientes é muito maior, especialmente quando comparada com um tratamento que só foca no controle dos sintomas, sem se preocupar com o que está por trás dessas atitudes.

A bulimia é um tipo de transtorno alimentar que deve ser tratada como um distúrbio psiquiátrico como outro qualquer, com manifestações conscientes e inconscientes, que precisam ser detectadas por um profissional capacitado nessa área de atuação. Por esse motivo, a psicanálise pode ser uma das melhores soluções para o tratamento e acompanhamento dessa doença.

Você sabia que a psicanálise poderia ajudar no tratamento da bulimia? Ficou interessado em descobrir mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário e venha conhecer mais sobre a nossa clínica!