Diagnosticar a fonte de um problema é a melhor alternativa para superá-lo. No entanto, se entender e se conhecer não é uma tarefa fácil e todos que já tentaram passar por esse árduo caminho sabem disso. Quando a dificuldade enfrentada para compreender os obstáculos é muito grande, talvez seja o momento de buscar ajuda. Mas onde encontrar amparo? O auxílio profissional de um psicólogo psicanalista pode ser uma boa escolha.
Parece estranho procurar assistência em algo que você não conhece bem, certo? Mas não se preocupe! Hoje vamos tirar todas as dúvidas e inseguranças sobre o funcionamento da psicoterapia psicanalítica de adultos. Confira!
O inconsciente
Para a psicanálise, o inconsciente é um fator de extrema importância. É nele que se encontram as pistas para se entender o comportamento atual, que geralmente mascara um trauma passado. Esse desvio traumático pode resultar em reações físicas diversas, como, por exemplo, dermatites, problemas gástricos, enxaquecas, alergias, disfunções cardíacas ou mesmo a perturbação do desejo sexual; também pode provocar sintomas psicológicos, como ansiedade, fobias, esgotamento mental e depressão. O psicólogo psicanalista procura entender essas pistas e tirar delas toda a cobertura, toda a fantasia, tudo aquilo que a faz obscura. Dessa forma, a psicoterapia psicanalítica de adultos procura deixar claro ao próprio analisando a natureza de seus problemas e se torna mais fácil cortar o mal pela raiz.
A concepção de sujeito para a psicanálise em adultos
Esses traumas que intervêm em nossas vidas atualmente são formados junto ao nosso desenvolvimento como sujeitos: ou seja, os traumas geralmente nos acompanham desde a infância. Essa situação faz com que os meios de lidar com esses problemas também sejam desenvolvidos na infância e, como o adulto não aprende a desenvolver outras formas de enfrentamento, acaba se valendo dos métodos infantis pelo resto da vida. Insegurança, ciúmes, impulsividade e dependência são exemplos desses rastros deixados pela criança que foi exposta à complicação. Mas, geralmente, essa presença da problemática infantil não é de fácil percepção, o que torna importante a psicanálise em adultos. O analista será a pessoa que o ajudará a encontrar e resolver essas adversidades dentro de você mesmo.
O poder da fala
Levando-se em consideração toda a problemática exposta anteriormente, resta abordar a maneira como é feita a psicoterapia psicanalítica em adultos. A terapia tem como base o poder da fala, que deve ser respeitada e livre de julgamentos. Assim, sabendo da liberdade concedida às suas palavras e que a função do analista não é julgar o que você pensa, o analisando deve falar tudo o que vem à sua mente, com a menor censura possível e deixar de lado todas as mentiras – inclusive as que conta para si mesmo.
Quando termina a análise?
Você pode não ter atingido o seu objetivo inicial ou mesmo ter se desviado do caminho durante o percurso, mas é muito pessoal a decisão de que a análise chegou ao fim e deve ser conversado junto ao analista se o momento é ideal para isso. Donald Meltzer disse sabiamente sobre o fim de uma análise: “Sabe, existem pessoas que precisam de um guia para ir de Londres até a China. E assim a viagem começa, e quando eles chegam, digamos, a Atenas, nos dizem ‘muito obrigado, foi o suficiente’”.
Pronto! Agora que você já sabe um pouco sobre como funciona a psicoterapia psicanalítica de adultos, acha que um psicanalista pode te ajudar a encontrar a raiz e resolver seus problemas? Vale a pena tentar? Compartilhe suas dúvidas, sugestões e impressões conosco! É só deixar nos comentários!
Caso o assunto tenha te interessado, você pode ler mais a respeito no nosso blog e conhecer melhor a nossa clínica. Junte-se a nós!
Deixe um comentário