Como superar problemas profissionais

Mesmo com todo o acesso ao conhecimento que temos atualmente, muita gente ainda acredita que a psicoterapia serve apenas para tratar pessoas com transtornos psicológicos ou “loucas”, mas, na verdade, ela pode ajudar em diferentes aspectos da vida de qualquer um — e isso pode ser valioso até mesmo para a sua carreira. Em um estudo realizado pela Universidade de Harvard, foi identificado que dois terços das demissões nas empresas são causadas por problemas comportamentais.

Mesmo que você não perceba, pode ser que você esteja apresentando alguns comportamentos que podem ser nocivos a sua carreira e te trazer sérios problemas profissionais, ou que precise evitar pessoas ao seu redor que apresentem esse padrão. Veja neste artigo quais são os principais problemas profissionais e como superá-los!

Problemas para trabalhar em equipe

Dificuldade em trabalhar em equipe e de relacionamento com colegas de trabalho são os principais motivos de demissão dentro de uma empresa. Dependendo da profissão escolhida, é muito importante que você saiba lidar com pessoas de diferentes personalidades e opiniões. Aprender a ouvir e agregar é fundamental para o bom funcionamento de uma equipe e se você é a peça que não se encaixa no grupo, certamente será a peça a ser substituída para que a engrenagem continue funcionando.

Problemas com colegas ou com o chefe

Você não precisa ser amigo de todas as pessoas da empresa, mas é fundamental manter uma boa convivência com as pessoas que dividem o ambiente com você diariamente. Um psicoterapeuta pode te ajudar a entender o que te faz ter (ou criar) problemas de relacionamento com seus colegas e principalmente com seu chefe.

Infelicidade com a profissão

É normal acordar triste ou cansado às vezes ou ter que ir trabalhar sem estar se sentindo emocionalmente bem, seja porque teve uma briga no dia anterior ou está passando por um período turbulento na vida pessoal, mas é importante observar e saber se isso é uma fase ou se na verdade você está infeliz com a sua escolha profissional. Os colaboradores infelizes são muito mal vistos nas empresas porque podem contaminar os colegas de trabalho. Ninguém gosta de estar todo dia ao lado de uma pessoa que parece sempre carregar uma nuvem cinza sobre a cabeça ou reclamar do trabalho, da empresa ou da vida.

Um psicoterapeuta vai te ajudar a identificar o que está realmente acontecendo, qual a raiz do seu incômodo e como superá-lo. Em muitos casos, não adianta mudar de emprego ou de profissão se você não mudar de atitude.

Trabalhar sob pressão

Quase ninguém gosta de trabalhar sob pressão, mas se você tem prazos importantes a serem cumpridos e metas agressivas a serem alcançadas você pode recorrer à terapia para aprender a lidar com esses momentos de tensão e manter a calma não importa o que aconteça, não deixando que isso afete a qualidade do seu trabalho — e da sua saúde mental.

Desmotivação

Aquela dificuldade para levantar da cama todos os dias e ir trabalhar pode ser um problema mais grave do que parece, como um sintoma de alguma depressão, por isso, é importante levar essa questão ao psicólogo para entender melhor. O acompanhamento de um profissional vai te ajudar a diagnosticar e saber como superar problemas profissionais causados pela depressão ou outro tipo de transtorno.

A desmotivação prejudica a sua performance, sua concentração no trabalho e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Imprevistos

Mudanças acontecem em qualquer empresa e a qualquer momento, por isso, é importante saber lidar com elas com calma e pensar claramente para encontrar boas soluções.

Se você costuma se incomodar muito com os imprevistos e curvas que te tiram do seu planejamento, é importante entender a raiz desse problema, identificar o que origina o seu desconforto e aprender a lidar melhor com isso.

Fofocas

As fofocas no trabalho surgem por diferentes motivos, seja por inveja, para chamar atenção ou criar intrigas e é sempre muito mal vista. Fique atento se é você quem está iniciando as fofocas ou se está dando atenção aos fofoqueiros. A terapia vai te ajudar a entender o motivo desse comportamento e te ajudar a controlá-lo.

Como você faz para superar os seus problemas profissionais? Já buscou a ajuda de um psicólogo para isso? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!