Entenda o que é e como vencer a timidez

Em tempos como os que vivemos atualmente, a incapacidade de se comunicar pode representar a perda de grandes oportunidades ou mesmo isolamento. É por isso que pessoas tímidas buscam frequentemente maneiras de vencer a timidez e seguir a vida desfrutando o melhor da companhia dos outros sem sentimentos de inferioridade ou vergonha.

Para aprofundar nesse importante assunto, elaboramos este artigo com informações sobre a timidez, as formas que geralmente ela se manifesta e, claro, maneiras de superá-la. Boa leitura!

 

O que é a timidez?

A timidez é um desconforto no processo de interação social e cuja intensidade varia muito. Diante da situação de lidar com outra pessoa ou um grupo delas, o indivíduo tímido manifesta ocorrências emocionais e fisiológicas que o impossibilitam de estabelecer e manter contato, dificultando a interação.

Nessas situações, a psique do sujeito é tomada por um temor muito grande que o paralisa e desdobra-se em outros sentimentos que reforçam a timidez, como o constrangimento, a vergonha e a angústia.

 

De que formas ela se manifesta?

A timidez, assim como a hiperatividade e outras condições, pode ser desenvolvida desde a infância ou se manifestar mais tarde, na vida adulta. Na fase da infância, é comum que um evento geralmente não perceptível à consciência da pessoa, desencadeie aspectos de timidez.

O sujeito com traços de timidez terá medo de falar em público, baixa autoestima e autoconfiança, dificuldade para se comunicar com estranhos (em casos simples, como pedir uma informação na rua, por exemplo), ciclo social restrito ou inexistente e dificuldade em olhar nos olhos de outras pessoas.

Nesse quadro angustiante, desencadeia-se um sofrimento solitário e constante viabilizado pela incapacidade de o indivíduo se comunicar com outras pessoas.

Em casos crônicos, é comum que a pessoa tímida apresente sudorese excessiva, rubor das bochechas, gagueira, desvio de olhar para o público e leve taquicardia. Cenas como essa geralmente são vistas em salas de aulas, em que alunos muitas vezes são obrigados a apresentar trabalhos escolares na frente de toda a classe.

 

Então, como vencer a timidez?

É importante ressaltar que a timidez não é considerada uma doença. Todos nós, em ocasiões distintas de nossas vidas, apresentaremos sinais de acanhamento — nesse caso chamado de timidez situacional.

A timidez só se torna realmente um problema a partir do momento em que priva alguém de um contato social, afetando a área profissional e os relacionamentos pessoais, e levando muitas vezes à fobia social, a ataques de pânico e até mesmo à depressão.

Em casos como esses, o melhor caminho é procurar apoio de um psicoterapeuta, que ajudará o paciente a compreender melhor sua timidez, explorando suas origens e seu objetos catalisadores. Com esse acompanhamento, o indivíduo torna-se mais hábil para lidar com a ansiedade e a angústia que envolvem a timidez, confrontar a si mesmo e aprender a lidar com o outro sem medo.

Esperamos que tenha aprendido mais sobre o que é e como vencer a timidez com esse post. Agora, queremos saber um pouco mais sobre você e sua experiência: você se considera uma pessoa tímida ou conhece alguém próximo que esteja sofrendo por causa da timidez? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa!