Entenda qual é a função da psicanálise

Você tem se sentido angustiado por motivos que não consegue compreender? Não se sente seguro para tomar decisões por não confiar em si mesmo? Já pensou em iniciar algum tipo de acompanhamento psicológico? Então, este artigo foi feito para você! Dentre as várias áreas de atuação da psicologia, um ramo se destaca com eficiência no tratamento das manifestações do nosso inconsciente: a psicanálise.

A psicanálise é uma linha de estudos psicológicos e psiquiátricos, desenvolvidos por Sigmund Freud, no final do século XIX. Você sabe qual é a função da psicanálise e por que ela é uma das linhas de tratamento mais respeitadas e aplicadas no acompanhamento psicológico de um paciente até hoje? Aprenda um pouco mais sobre esse ramo da psicologia e veja como ele pode te ajudar:

O nascimento da psicanálise

Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise em sua própria casa, através dos seus próprios casos. Ele buscava compreender como alguns fenômenos do nosso inconsciente se manifestavam no nosso dia a dia: sonhos, experiências esquecidas, atos falhos e até em sintomas corporais e comportamentais. A partir dessa prática, Freud concluiu que o hábito de falar com o terapeuta devia ser baseado na completa libertação dos filtros individuais que cada um apresenta, permitindo que o inconsciente finalmente se manifestasse nos relatos dos pacientes durante as consultas.

A psicanálise ajuda o paciente a se descobrir

Geralmente, quando uma pessoa procura pela ajuda psicanalítica, ela já percebeu que está apresentando um comportamento que não julga ser normal para si e não se vê capaz de confiar em suas próprias decisões. Se o paciente chega nesse estágio de falta de confiança em si mesmo, somente através da interpretação do seu inconsciente será possível identificar os reais motivos para as suas alterações comportamentais.

Um tratamento psicanalítico nada mais é do que um encontro entre o analista e o paciente, em uma sala confortável e que faça o analisando se sentir seguro o suficiente para colocar para fora todos os seus sentimentos — até mesmo aqueles que ele nem imaginava existir. A consulta com o psicanalista precisa ser baseada na confiança, já que o paciente precisa enxergar no profissional um pouco dele mesmo e ser capaz de falar, sem nenhum tipo de filtro ou julgamento, sobre os seus problemas.

A psicanálise, portanto, ajuda o paciente a se descobrir de maneira sincera e realista. Dessa forma, ele compreenderá e aceitará o seu verdadeiro eu.

Qualquer tipo de angústia pode ser tratada pela psicanálise

Não é apenas quem apresenta manifestações psicológicas graves que deve procurar a ajuda da psicanálise. Qualquer pessoa apresenta angústias e relações mal resolvidas com seu inconsciente e tem a necessidade de falar sobre os problemas e dificuldades com alguém. Um problema não solucionado pode se transformar em sérias limitações sociais ou pessoais em um futuro próximo.

A psicanálise, portanto, serve para ajudar todo tipo de pessoa — até mesmo aquelas que não acreditam ter problemas —, pois ela não é uma sessão de terapia para resolver um problema específico, mas sim para promover o autoconhecimento.

Quando um paciente frequenta uma consulta de psicanálise, está reservando parte do seu dia para falar sobre ele mesmo e não existe maneira melhor de compreender os próprios medos, dificuldades, vontades e desejos mais complexos do que conversando livremente com a nossa própria mente.

Benefícios da psicanálise

Os benefícios da psicanálise para os pacientes que optam em realizá-la são muitos (e únicos para cada pessoa). Alguns vão se mostrar mais confiantes ou mais ponderados em suas decisões, outros se tornarão mais tolerantes ou se arriscarão mais em busca de seus sonhos. É preciso entender que a autorrealização só é alcançada quando o paciente realmente compreende e aceita quem ele é, com a ajuda de técnicas exploradas pelo analista.

Você já fez psicanálise antes? Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário e aproveite para conhecer a nossa clínica e descobrir como podemos te ajudar!

3 Comentários

  • veralucia goria fontana ,

    30anos cuidei familai a de hoje, quero sabe que sou, acordo com panico não consigo dormir.meu quarto e baixo a tipo chale meda despero, penso em sair pela rua mesmo noite, o tamanho de despero, No momento so eu recebo aposentadoria um salario minimo não precisa falar mais nada ,finceramente o meu marido esta depregado e filho agora.Tods dormim mesmo com crise fico gueta panico medo do medo que não existe; estou cansada de viver, um diapara mi viver muito difcil, E primeira vez que resolvi fala muiti obrigado

    Reply

    • Danton Vinicius ,

      Veralucia. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes, há dificuldades para todo mundo, não se desespere, Deus está no controle de tudo, quando a senhora ficar perturbada, eu recomendo a senhora ler a Bíblia em Salmos 20, 21, 46, 91, 121 ou qualquer capítulo e faça uma pequena oração pedindo a Jesus Cristo proteção, e peça a Ele para aliviar o seu coração. Tenho certeza que a senhora vai dormir muito melhor. Espero ter ajudado fique com Deus. Tchau

      Reply

  • salviano araujo neto ,

    fiz curso de psicanálise, porem eu não sei como fazer para começar á trabalhar para ajudar as pessoas.
    pergunto: preciso de mais algum complemento? preciso de mais algum documento, além do meu diploma? preciso de uma autorização ? o que preciso para montar o meu escritório e começar atender as pessoas?

    Reply