Apesar de ser um distúrbio bastante conhecido pela maioria das pessoas, muita gente ainda não entende direito o que é a anorexia e quais são suas consequências para o corpo (e a mente) de quem sofre com esse problema. E é pela importância do esclarecimento que hoje vamos falar mais sobre a doença, suas causas e tratamentos. Acompanhe:
Identificando o problema
A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso muito maior do que o normal. Geralmente, a pessoa anoréxica não vê sua imagem corporal de forma real, ou seja, se enxerga muito mais gordo do que realmente é. Os sintomas mais comuns são o medo de engordar, a recusa em comer, forçar vômitos e diarreias e, por fim, a retirada total dos alimentos da rotina. Atualmente, o público mais afetado são as mulheres, principalmente jovens e adolescentes, mas isso não exclui a possibilidade de homens e adultos apresentarem a doença.
A anorexia está fortemente ligada ao ideal do corpo perfeito que vemos na televisão e em revistas: magro, praticamente sem curvas, muitas vezes até esquelético. E essa imagem é disseminada pela mídia como um todo de forma muito rápida e tem um impacto grande no imaginário dos adolescentes, que é a fase onde somos mais impressionáveis, influenciáveis e o corpo ainda está em fase de amadurecimento e transformação constante.
O paciente anoréxico corre um risco muito sério, pois vai perdendo as forças e nutrientes essenciais para seu corpo e pode desenvolver problemas cardíacos, depressão e forte anemia.
Causas
A causa exata da anorexia ainda é desconhecida, mas com a ajuda certa o paciente pode encontrar as possíveis origens do seu problema e, assim, resolvê-lo de forma mais segura e completa. Você já parou para pensar que os distúrbios alimentares vão além da simples recusa em comer ou falta de apetite? Em um consultório, com sessões regulares, o psicanalista pode perceber a existência de fobias, ansiedade ou algum trauma ao longo da vida da pessoa que pode ter desencadeado o problema.
Tratamento
O tratamento mais eficaz é, sem dúvidas, a terapia e o acompanhamento com um psicanalista. Isso porque é importante trabalhar toda a causa do problema e a psicologia vai ajudar a saber exatamente como foi que tudo começou. Você já reparou que muitas vezes o que sentimos vem acompanhado de muitos outros medos e aflições? Por isso, é importante a rápida identificação e busca de ajuda imediata.
Buscando ajuda
O ser humano, muitas vezes, tem uma grande dificuldade de pedir ajuda, pois entende que isso é uma demonstração de fraqueza — e significa admitir um problema quando se acredita que não há problema algum. Porém, distúrbios alimentares como a anorexia precisam, sim, de um acompanhamento médico e psicanalítico.
O paciente sozinho, principalmente na adolescência, não costuma ter condições de buscar essa ajuda e acaba se afundando cada vez mais no problema. Nessa hora, a percepção da família é fundamental. Se você repara em algo diferente na alimentação do seu filho ou em seus hábitos, é bom ficar atento. Por exemplo: recusas em refeições, mudança de horário de café da manhã, almoço e janta, ou mudanças bruscas no peso são sinais de alerta.
Nessa hora, estabelecer uma relação de confiança é o primeiro passo. O adolescente precisa se sentir acolhido e não julgado. Além disso, é necessário quebrar a barreira do preconceito tanto com a doença em si e os demais distúrbios alimentares quanto com o tratamento. Tentar uma melhora por conta própria pode exigir mais do paciente do que ele é capaz no momento e o psicanalista está preparado para ajudar e buscar os melhores caminhos.
Você está sofrendo com algum distúrbio alimentar ou conhece alguém que precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa clínica ou compartilhe aqui suas experiências!
Deixe um comentário