Saiba como evitar o stress do cotidiano

Prazos curtos para as pendências do trabalho, tempo contado até mesmo com as crianças, obrigações domésticas diversas e uma pilha de tarefas: como não se atrasar para o trabalho? Quem levará os filhos para a creche ou a escola? Como organizar as principais refeições do dia e, o mais importante, como tirar todas as inúmeras obrigações de letra, sem complicações? Em um mundo repleto de engarrafamentos intermináveis e uma afobação costumeira de dar um nó na garganta, é difícil não se estressar no dia a dia, não é mesmo? Tudo é urgente, tudo é corrido.

Se você faz parte desse grupo de pessoas cada vez mais numeroso que está sempre com pressa, sempre à flor da pele, este texto é para você. Conheça algumas dicas que poderão ajudá-lo a evitar o stress do cotidiano e viver uma vida mais leve e saudável. Preparado? Respire fundo e vamos lá!

Organize-se

Atrasos, tarefas em cima da hora e pendências não cumpridas são fontes seguras de stress e desconforto. Por isso, para combater a tensão do dia a dia, nada melhor do que se organizar. Se achar necessário, faça uma agenda (virtual ou no papel), e coloque os compromissos na ponta do lápis (ou nas teclas do smartphone) para se planejar melhor. O que é urgente e prioritário? O que pode ficar para a próxima semana? O que já foi cumprido e o que ainda está em aberto?

Extravase a energia

Já ouviu falar que atividade física relaxa? Isso não poderia ser mais verdadeiro. Que tal gastar a energia acumulada, manter-se saudável e aliviar o stress acumulado ao longo dos dias? Academia, boxe, aula de judô ou yoga, capoeira, ballet e até uma corridinha nas ruas mais tranquilas da cidade, tudo isso é uma forma válida de combater e desanuviar as tensões do cotidiano. Experimente e sinta os resultados!

Faça breves intervalos

Durante o turno de trabalho, guarde alguns minutos para respirar fundo, esticar os braços, fazer um alongamento ou até dar uma voltinha rápida pela firma. Pode parecer que não, mas um intervalo curto pode ter um efeito surpreendentemente positivo nos níveis de concentração e disposição para os minutos e horas seguintes. Que tal fazer um teste?

Aprecie os bons momentos

Nada de pensar o tempo todo nos problemas e nas obrigações do dia que está por vir! Dê plena atenção àquilo que é prazeroso e agradável, faça as refeições com calma e tranquilidade e, quando estiver no horário de descanso, não preste atenção nas pendências do trabalho. Planeje uma ida ao cinema, uma visita ao parque, saída com os amigos ou um almoço em família. Enfim, relaxe!

Ajude os outros

Eis uma dica preciosa: não existe nada mais recompensador do que fazer trabalho voluntário e ajudar aqueles que precisam, e essa pode ser uma forma excelente de sair da rotina e aliviar a tensão do cotidiano. Procure saber na sua cidade quais são as opções de voluntariado e escolha aquela que combina mais com você. Filie-se a uma ONG, ofereça auxílio a uma instituição de solidariedade social, etc. Busque alguma maneira de ajudar que esteja ao seu alcance.

Alimente-se bem

Quer manter a energia para aguentar bem a maratona de toda semana? Alimente-se de forma equilibrada e saudável. Planeja as refeições, faça escolhas conscientes e certifique-se de consumir frutas, verduras e legumes na quantidade adequada. Controle as frituras e o açúcar e você logo começará a sentir os benefícios da nova dieta.

E então? O que achou das dicas? Tem outras ideias sobre como evitar o stress no dia a dia? Compartilhe conosco suas experiências e acompanhe nossas postagens para mais informações com essa!