O estresse é uma condição que se tornou tão popular e com efeitos tão amplos sobre a sociedade que acabou se transformando em um dos maiores males do século 21. Quantas pessoas você conhece que se sentem cansadas e sobrecarregadas e se autointitulam estressadas? Mas será mesmo que elas sofrem de estresse? Saiba tudo sobre as causas e o tratamento dessa condição e conheça esse problema mais a fundo!
Afinal de contas, o que é estresse?
A palavra estresse é recorrentemente utilizada, mas nem sempre da forma devida. Na verdade, o estresse é uma reação do organismo com elementos físicos, mentais, hormonais e psicológicos que acontece quando há uma necessidade de adaptação a uma situação ou evento de importância.
Em outros termos, se estressar nada mais é do que acionar um mecanismo fisiológico que libera uma série de mediadores químicos — especialmente adrenalina — para que diante de situações e eventos desafiadores ou perigosos, nós possamos reagir. Teoricamente isso é positivo, o problema é que o estresse em excesso faz com que as pessoas ultrapassem seus limites e esgotem toda sua capacidade de adaptação, afetando drasticamente a produtividade, a energia mental e a qualidade de vida.
Quais são as principais causas do estresse?
O estresse é um problema multifatorial e pode ser ocasionado por vários motivos e, ainda assim, não ter nenhuma causa aparente. As principais razões para ficar estressado consistem na vivência de momentos importantes e, possivelmente, marcados pela ansiedade, expectativa, preocupação e apreensão.
O estresse é muito comum, por exemplo, quando a pessoa vai começar em um novo emprego ou escola, mudará de casa, vai se casar, fazer vestibular, prestar concurso público, ter um filho ou até mesmo terminar um relacionamento. A descoberta de uma doença ou em um amigo ou ente querido também pode desencadear o estresse. Para completar, alguns medicamentos podem provocar ou agravar os sintomas do estresse.
O estresse pode estar associado a outras doenças?
O estresse pode vir acompanhado de vários outros problemas de saúde, a exemplo da depressão. O estresse em excesso também pode causar distúrbios de ansiedade, como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), a Síndrome do Pânico e o TEPT (Transtorno por Estresse Pós-Traumático).
Quais são os sintomas do estresse?
Vários sintomas podem sinalizar que você está estressado, dentre eles a fadiga exacerbada, batimentos cardíacos fora do ritmo, respiração ofegante, sudorese, tontura, tremores, problemas para engolir, boca seca, diarreia, necessidade frequente de urinar e irritabilidade. Se você apresentar alguns desses sintomas isoladamente ou em conjunto, procure tratamento.
Como é o tratamento do estresse?
O primeiro passo para o tratamento do estresse é procurar o auxílio de profissionais especializados, como os psicólogos, psicanalistas e psiquiatras. Os clínicos gerais também podem ajudar no diagnóstico do estresse e encaminhamento a profissionais mais apropriados. Vale ressaltar que melhor do que tratar o estresse, é prevenir o problema por meio de medidas simples. Isso inclui ter bons hábitos de sono, se alimentar de forma balanceada, praticar exercícios físicos, corrigir a postura, dedicar espaço na agenda para os momentos de lazer, rir mais, trabalhar com moderação, respirar profundamente e corretamente para diminuir a ansiedade, pensar positivo e fazer terapia.
E aí, você gostou do nosso artigo? Já ficou estressado alguma vez na vida? Como tratou o problema? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!
Deixe um comentário