Conheça aqui os principais problemas emocionais que são tratados pelo psicólogo através da psicoterapia psicanalítica.

Ansiedade excessiva

É importante procurar um psicólogo quando o paciente vivencia uma ansiedade em excesso que tende a prejudicar muito a vida cotidiana.

Autoestima baixa

A pessoa que possui uma autoestima baixa, não consegue enxergar valor em si própria, nem em suas realizações e fica com sentimentos de muita insegurança em suas atitudes. A psicoterapia ajuda o paciente a melhorar sua autoestima e, consequentemente, a sua vida como um todo.

Conflitos familiares

É muito comum o desenvolvimento de outros problemas emocionais como a ansiedade e a depressão por conta de conflitos familiares que tanto angustiam o paciente. É necessário o apoio psicológico para o paciente poder encontrar um meio de sair dessa situação causadora de muito sofrimento.

Depressão

Já foi conhecida como o “mau do século”, tamanho é o prejuízo na vida de quem sofre com essa doença. Quando não tratada, os sintomas podem se agravar e levar o indivíduo até mesmo a morte.

Doenças psicossomáticas

São aqueles sintomas físicos decorrentes de conflitos emocionais não resolvidos. O corpo fala quando nos calamos em relação as nossas emoções. A terapia pode ajudar o paciente a lidar com o mal estar psicológico e consequentemente físico.

Estresse

Esse é um dos sentimentos vivenciados com bastante frequência no dia a dia, mas quando o estresse é intenso, deixa a vida do indivíduo muito pesada e insatisfatória. É recomendado que o paciente procure o auxílio de um psicólogo para não desenvolver outros distúrbios como, por exemplo, ansiedade, pânico, fadiga ou depressão.

Fobias

É um medo irracional de alguma situação, animal, objeto ou atividade que não apresenta perigo real a integridade do indivíduo. Quando a fobia não é tratada, pode levar a pessoa a paralisação de ao menos uma parte da vida.

Obesidade

Em muitos casos a obesidade está associada a conflitos emocionais inconscientes que precisam ser identificados e resolvidos através da terapia com o psicólogo.

Perdas emocionais

O luto é um sentimento inevitável em alguns momentos na vida de todos nós. Entretanto, quando o luto não é elaborado adequadamente, ele pode persistir por muito tempo, afetando intensamente o indivíduo. Nesse caso, é recomendado o acompanhamento do psicólogo para resolver a questão e a vida possa seguir o seu rumo adequadamente.

Problemas profissionais

A produtividade é uma das áreas mais importantes da vida. Porém, algumas vezes o indivíduo não consegue sentir satisfação com a profissão e se sente confuso do porquê isso ocorre. O psicólogo poderá ajudar o paciente a identificar e a superar esse obstáculo.

Questões sexuais

Ejaculação precoce, impotência e insatisfação sexual são as queixas mais comuns relacionadas a sexualidade. Na maior parte dos casos, esses sintomas ocorrem em decorrência de questões emocionais que precisam ser identificadas e trabalhadas na psicoterapia.

Síndrome do pânico

Se trata de um distúrbio com muitos sintomas físicos, tais como, a taquicardia, a sudorese, a falta de ar e a sensação de morte iminente. Entretanto, a saúde física do paciente na maioria das vezes está OK e os sintomas são decorrentes de conflitos emocionais que necessitam da intervenção terapêutica.

Transtornos alimentares

A bulimia e a anorexia são os transtornos alimentares mais comuns e que devem ser tratados imprescindivelmente pela psicoterapia associadas ao tratamento psiquiátrico.

Transtornos de humor

Os mais comuns são a depressão, a mania e a bipolaridade. A pessoa que é diagnosticada com algum desses transtornos não deve, de forma alguma, ficar sem o acompanhamento psicológico.

Transtornos do sono

A insônia, o sonambulismo, os pesadelos e terrores noturnos são as queixas mais comuns relacionadas ao sono e que comprometem inevitavelmente o bem-estar do indivíduo. A terapia colabora na identificação das causas e resolução desses distúrbios.

Entre em contato e agende uma consulta.